O objetivo desta webquest é de
refletir sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no
sistema regular de ensino com destaque para a Educação de Jovens e Adultos
(EJA).
Nessa Unidade Didática serão feitas algumas abordagens pertinentes
à EJA e à inclusão escolar com base na legislação vigente, decretos e
conferências que tratam do tema em estudo.E como essas abordagens servirão de
suporte para o trabalho a ser desenvolvido através de muitos estudos
relacionados à EJA e à inclusão escolar com o intuito de proporcionar um melhor
suporte aos professores e a todos os alunos, com ênfase aos alunos com
necessidades educacionais especiais.
O homem está sempre em busca de sua identidade e anseia por integrar-se
à sociedade na qual está inserido. Para esta integração, faz-se necessário que
a sociedade abra espaços para que cada pessoa seja capaz de nela interagir.
Sendo assim, trata-se de impulsionar a
convivência dentro da diversidade humana que é um dos princípios da inclusão
social. Pois aceitar as diferenças individuais, valorizar cada ser humano e
aprender através da cooperação são outros princípios norteadores da prática da
inclusão social que é um processo pelo qual a sociedade procura se adaptar para
incluir em seus sistemas gerais pessoas com necessidades educacionais especiais
que, por sua vez, preparam-se para assumir seus papéis na sociedade.
Então podemos ver que a inclusão gera uma modificação da sociedade,
possibilitando à pessoa com necessidade educacional especial desenvolver-se e
exercer sua cidadania.
A educação inclusiva propõe que todos os alunos, independentemente
de suas particularidades, tenham acesso à escola regular. Entre elas
destacam-se os portadores de necessidades educacionais especiais. É uma
proposta que gera práticas inovadoras para atender com qualidade as
necessidades de aprendizagem dos alunos.